26.01.06 - Referência do Cannella

󰃭 06 Jan 2026 (updated: 06 Jan 2026 )

Depois de muito tempo, fiz uma referência para algum personagem meu, sendo do Cannella, que acho que é um dos personagens mais fofos que eu já criei.

Embora, que para mim, essa referência ficou incompleta porque faltou digitalizar as roupas do Cannella, eu adorei como ela ficou e realmente ficou bem adorável, com esses detalhes no meio dela, mostrando as marcas das coxas, o Cannella com os óculos e as almofadas de Pata.

Fazendo a Referência no Tradicional

Como sempre, todos os meus desenhos começam no Tradicional. E não é diferente com essa referência. Eu comecei a fazer essa referência no final de Dezembro e agora que decidi digitalizar ela.

Pose da Frente

Comecei a fazer a Referência com a Pose de Frente do Cannella. Decidi fazer uma pose com um pouco mais de movimento, pois achei que isso poderia ficar legal, e assim eu fiz nas primeiras linhas da pose.

Depois, eu fui para o esboço, onde fiz as orelhas, o colar de pelos e o corpo do Cannella. Eu estava gostando bastante desse esboço.

Com isso, comecei a fazer forma ao Cannella. Fiz as orelhas, olhos, o colar de pelos, os pelos da cabeça e as marcas da orelha, rosto e focinho. E depois, prossegui no corpo, fazendo as patas e as marcas das patas.

Inicialmente, eu iria fazer o Cannella apenas com os braços estendidos para os lados, mas achei que essa era uma pose meio “chata”, e com isso eu mudei a pose dos braços, e deixei ele mostrando as patas.

Para mim, ficou uma pose muito mais fofa e bonitinha. Com isso, eu fiz a cauda, as marcas das patas e da coxa dele. Assim, a pose estava quase sendo finalizada, e assim eu apaguei os traços em excesso e reforcei os principais, fiz mais algumas marcas nas coxas e as sardas e por fim pintei as pupilas dos olhos do Cannella.

Pose de Costas

E depois de fazer a pose de frente, fui fazer a pose de costas do Cannella. Primeiro fiz algumas linhas para fazer tudo com as proporções mais certinhas e depois fiz as primeiras linhas da pose de costas. Essa parte ainda me é um pouco estranha, pois não sou tão acostumado com esse tipo de pose.

Depois fui para o esboço, onde fiz o corpo, braços, colar de pelos e as orelhas. Assim como na pose de frente, os braços do Cannella estariam estendidos para os lados, mas mudei de ideia e decidi fazer ele com as patas levantadas. E nessa parte, eu dei forma ao Cannella e fiz as marcas das patas, coxas e orelha.

E a pose estava caminhando para a finalização. Sendo assim, eu fiz a marca de coração na coxa do Cannella e apaguei os traços em excesso e reforcei os principais.

Detalhes

Eu havia feito algumas roupas para o Cannella para colocar na Referência, mas depois decidi fazer alguns pequenos detalhes para o meu novo fursona. Algumas coisas pequenas, mas que poderiam ir para a referência dele.

Marcas das Coxas do Cannella

A primeira coisa, foi esse desenho das coxas. Eu até que gostei bastante de como isso ficou.

E já que fiz as coxas, fiz como ficaria o Cannella com as pernas abertas. Eu havia feito um Doodle do Cannella e gostei muito, pois isso tirou as dúvidas que eu tinha de como essas marcas funcionariam.

E com isso, decidi trazer isso para a Referência do Cannella, somente a parte das coxas que era o que eu iria precisar.

Óculos do Cannella

E como eu também havia feito um Doodle do Cannella com os óculos e havia achado isso adorável…

… decidi trazer isso também para a Referência dele. Comecei como sempre, com as primeiras linhas do desenho, e depois eu fiz as orelhas, pelos da cabeça, focinho, olhos e os óculos do Cannella.

Depois, fiz o colar de pelos, a marca da orelha e por fim, apaguei os traços em excesso e reforcei os principais, fiz as sardas e pintei as pupilas dos olhos do Cannella.

Detalhe do Suéter do Cannella

Esse seria um detalhe que eu iria fazer junto com a digitalização das roupas do Cannella. Aqui eu havia feito um detalhe de que o Suéter dele seria levantado na parte de trás por causa da cauda dele. Eu até gostei da ideia, mas não muito da execução.

Detalhes das Patas do Cannella

E por fim, fiz as patas do Cannella, tanto a parte de cima como as almofadas de pata. Esse é um detalhe que realmente achei bem adorável.

Digitalizando os Desenhos

Depois de fazer as Roupas do Cannella (que não foram digitalizadas dessa vez, sorry) e os detalhes do Cannella, fui para a Digitalização dos desenhos da Referência. E nessa referência eu digitalizei a pose de frente e de costas em um arquivo e os detalhes em outro para juntar tudo num terceiro arquivo. Mas vamos por partes.

Pose da Frente

Começando com as poses do Cannella. Como sempre, comecei com a organização das camadas no Krita, onde eu fiz uma pasta para a pose de frente, outra para de costas e mais uma para a “base”.

Com isso, comecei pela pose de frente, onde eu já comecei digitalizando as orelhas e os pelos da cabeça do Cannella.

Com isso, eu já fui para o Colar de Pelos e os Olhos do Cannella. Decidi já fazer os olhos e o focinho do Cannella nesse ponto, ao contrário de fazer quando eu estivesse finalizando o desenho, como eu fazia das outras vezes.

Depois de fazer os olhos e o focinho do Cannella, foi a hora de fazer o corpo dele. Que foi bem fácil, onde fiz as linhas de forma mais grosseira…

… e depois arrumei todas elas. Também fiz as patas do Cannella, onde me usei de elipses para fazer os dedos e as almofadas de patas e depois copiei a pata para o outro lado. Aqui, a Linework estava basicamente terminada…

… faltava apenas fazer as marcas da pelagem e a cauda do Cannella. E assim eu fiz. Aqui também aproveitei para começar a colorir o desenho com as partes que eu poderia colorir.

E assim eu fui prosseguindo. Fiz as partes mais claras, o que me permitiu colorir mais do desenho…

… e depois fiz a marca da coxa do Cannella, que decidi fazer na cor mais escura. Acho que isso deixou ele bonitinho. E para finalizar, colori os olhos do Cannella.

Pose de Costas

Depois de fazer a pose da frente, foi a hora de fazer a pose de costas do Cannella. Comecei com o colar de pelos dele…

… depois fui para a cabeça e as orelhas do Cannella. Aqui foi bem fácil, e tive que aumentar um pouco o Canvas para que as orelhas pudessem ser feitas.

Com a cabeça e o colar de pelos feitos, foi a hora de ir para o corpo do Cannella. Aqui eu fiz os braços, as patas e a coxa do Cannella. Eu gostei bastante de como eu fiz, sendo assim…

… copiei para o outro lado e fiz os devidos ajustes. E sinceramente adorei como ficou.

E assim, a Linework estava praticamente terminada. Para finalizar a Linework, foi apenas fazer as marcas das patas e coxas e a marcação de onde ficaria a cauda do Cannella. Depois colori e finalizei a pose de costas.

E depois, precisei fazer uma pequena correção no focinho do Cannella, mas isso foi bem fácil de ser feito.

Detalhes

Depois, foi ir para os Detalhes da Referência, que foram bem fáceis de serem feitos. Alguns dos que eu havia feito ficaram de fora, e acabaram indo apenas três desses detalhes.

Comecei primeiro por um dos detalhes das Coxas do Cannella, que ficou de fora da referência. Eu achei que tinha ficado bem bonitinho, mas achei que ficaria redundante com a pose de costas do Cannella. Não tinha muita coisa de nova por aqui.

Mas depois, fiz o detalhe das coxas do Cannella com ele com as pernas mais abertas. Esse sim seria um detalhe mais útil, já que isso mostraria com um pouco mais de detalhes as marcas das coxas dele.

Depois fui para as Patas. Eu havia feito a parte de cima das patas e as almofadas de pata do Cannella. Decidi que iria só a parte das almofadas de patas do Cannella, pois a parte de cima das patas já estaria na referência e isso seria redundante.

E por fim, fui fazer o Cannella com os óculos…

… onde decidi fazer os óculos primeiro e depois fiz os olhos e a marca do rosto dele. Sinceramente, eu acho isso muito fofinho. Tive um pouco de trabalho nessa parte, pois eu tinha feito os olhos muito pequenos e tive que ajustar isso.

E depois, fiz as orelhas, pelos da cabeça, braços e o colar de pelos e colori o restante do retrato do Cannella com os óculos. E assim ficaram os detalhes que foram digitalizados.

Montando a Referência

E por fim, chegou a hora de montar a Referência do Cannella. Usei como base uma referência que eu tinha feito para um amigo, e apenas coloquei as imagens do Cannella, mudei as informações e a paleta de cores dele.

Porém, o Krita não estava aguentando o tamanho das imagens, e ele estava fechando várias vezes. Mas consegui prossegui aos trancos e barrancos, e organizei onde os detalhes estariam…

… e coloquei os detalhes, usando o “Herdar o Alfa” para poder fazer um recorte da imagem na forma que eu coloquei para os detalhes.

A única exceção foi a imagem do Cannella com o Óculos, que onde me usei de um truque: Além de usar o “Herdar o Alfa”, eu dupliquei a camada, coloquei para trás e apaguei o excesso. Somente para deixar essa imagem mais bonitinha.

E posso dizer que adorei como essa referência ficou.


Veja mais publicações como esta

26.02.11 - Nova Estrutura de Pose com Cannella

󰃭 11 Feb 2026 (updated: 11 Feb 2026 )

Mais um daqueles desenhos em que eu fiz a partir de uma coisa que vi e que decidi testar, dessa vez sendo uma estrutura de pose nova. E posso dizer que eu realmente adorei esse desenho, pois realmente parece que o Cannella está apenas sendo bobinho e as coxas dele parecem realmente bem mais grossas. Eu amei isso.

E o que vi, foi esse post aqui falando sobre cubos, e vi que eu poderia tentar novamente, fazer esse tipo de estrutura, e foi exatamente isso que me propus a fazer.

Ver Postagem 

#cannella #lapis-e-papel #pessoal | #artes-pessoais #tradicional